Clique nas imagens para ampliar
Os efluentes são materiais resultantes de resíduos, que precisam ser descartados de alguma forma e, na maioria das vezes, retornam para a natureza.
Eles podem ser gasosos ou líquidos, domésticos ou industriais. E, para que não haja contaminações, é necessário que passem pelo tratamento de efluentes.
O que são efluentes líquidos?
Os efluentes líquidos são resíduos produzidos tanto pelas indústrias quanto pelo ser humano em seu espaço doméstico e são descartados no meio ambiente.
Quando despejados incorretamente na natureza, os efluentes provocam uma alteração na qualidade dos corpos receptores (água e ar) e como consequência a sua poluição (degradação).
Portanto, para serem lançados ou dispostos nos cursos d'água e solos de maneira apropriada, os efluentes devem passar por um tratamento adequado, para que os impactos ambientais sejam evitados ou minimizados.
O que é tratamento de efluentes líquidos industriais?
Os efluentes líquidos industriais são resíduos líquidos provenientes de diferentes tipos de processos industriais, que podem ter passado por ações simples até procedimentos mais complexos, mas têm a característica de apresentar poluição por processos que são empregados ou matérias e produtos químicos que são utilizados ou produzidos no próprio estabelecimento.
Para evitar seu despejo incorreto, é necessário realizar o tratamento de efluentes líquidos industriais, que funciona de acordo com as características físicas, químicas e biológicas, conforme a natureza dos poluentes a serem removidos e/ou das operações unitárias utilizadas. O processo ideal é indicado de acordo com a carga poluidora e presença de contaminantes.
Qual a função do tratamento de efluentes líquidos?
Toda água ou qualquer outro líquido utilizado dentro de uma indústria, seja para limpeza, resfriamento, processos químicos, fabris e até mesmo para esgoto, deve passar pelo tratamento de efluentes líquidos antes de ser descartado.
A função desse tratamento é descontaminar o efluente com o intuito de não causar danos e contaminações ao meio ambiente, além de torná-lo potável ou reutilizável.
Quando o descarte é feito sem o tratamento de efluentes líquidos, é muito alto o risco de contaminação do solo e da água, afetando a saúde da população e causando até danos irreversíveis, como a contaminação de um solo, que se torna inabitável ou sem a possibilidade de plantações ou criações, ou até mesmo a contaminação da água, exterminando todo tipo de vida em rios e lagos.
Importância do tratamento de efluentes líquidos industriais
As indústrias se tornaram responsáveis pelos efluentes lançados no meio ambiente. Então, visando à preservação dos recursos hídricos naturais, há normas rígidas para controle ambiental, o que torna obrigatório o devido tratamento de efluentes líquidos industriais de acordo com certas exigências. Sua irregularidade pode causar punições severas, desde multas até a paralisação temporária ou definitiva da atividade industrial.
Além do prejuízo ambiental, caracterizado como crime ambiental, o despejo irresponsável dos efluentes apresenta outro problema devido ao não tratamento: o prejuízo à saúde da comunidade ao redor da fábrica ou indústria.
Caso os resíduos que não forem tratados sejam jogados em nascentes ou rios, doenças podem ser causadas nas pessoas e em outros seres vivos, que usam daquela água para sobreviver.
Outro ponto que merece destaque é a possível perda de clientes, uma vez que estes estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente, dando preferência a trabalhos sustentáveis.
Sendo assim, é primordial escolher corretamente uma empresa de tratamento de efluentes líquidos industriais, que oferece serviços de qualidade, evitando futuros problemas.
Estação de tratamento de efluentes líquidos
O tratamento e a recuperação das águas usadas em processos industriais são fundamentais para garantir a preservação do meio ambiente, e por isso há muitas prestadoras de serviço no mercado especializadas em estação de tratamento de efluentes líquidos, conhecida pela sigla ETE (Estação de Tratamento de Efluente )
Apenas um local confiável investe em equipamentos modernos e profissionais altamente qualificados para executar o tratamento de efluentes da forma correta. E, para contratar uma empresa que trabalha com ETE, é preciso conhecer bem esse serviço, pois existem dois tipos de efluentes: doméstico e industrial.
Os efluentes domésticos são aqueles provenientes de residências, edifícios comerciais, instituições ou quaisquer edificações que contenham banheiros e/ou cozinhas, consistindo basicamente de líquidos de hábitos higiênicos, necessidades fisiológicas, restos de comida e lavagem de áreas comuns.
Já os industriais são as águas residuais advindas de diversas etapas de um processo produtivo, as quais suas características químicas, físicas e biológicas variam de acordo com o ramo de atividade da indústria. Ou seja, são os despejos líquidos provenientes das áreas de processamento industrial.
Ambos precisam passar por processos adequados antes de serem descartados, a fim de evitar danos graves ao meio ambiente, à saúde e até mesmo à imagem da própria empresa. O principal objetivo da estação de tratamento é tratar os efluentes líquidos para que não ocorra nenhum tipo de contaminação na água ou no solo.
Vale ressaltar que, de acordo com a legislação ambiental vigente no Brasil, as empresas devem tratar os seus efluentes antes de lançar no meio ambiente. Além disso, é importante frisar que o trabalho é realizado de forma eficiente e bastante ágil, sem comprometer o andamento das operações.
Destinação de efluentes líquidos
As empresas especializadas no tratamento de efluentes são a solução mais assertiva para fazer a destinação correta de efluentes líquidos e garantir benefícios ao meio ambiente e às pessoas. Esse processo deve acontecer a partir de métodos eficientes, confiáveis e inteligentes.
Dessa forma, as empresas responsáveis pela destinação de efluentes líquidos e também as áreas da indústria que contratam o serviço do segmento contribuem significativamente para a redução da extração de matéria-prima não renovável e também para a recuperação completa e adequada das matérias-primas para reuso em outras aplicações. Tudo isso sem gerar passivos ambientais.
Ao contrário do descarte em aterros sanitários, a destinação de efluentes líquidos permite transformá-los em uma forma de combustível alternativo, que pode ser usado como uma nova fonte de energia, e poupa a exploração mineral.
Destinação de efluentes líquidos por coprocessamento
Entre as inúmeras opções de destinação de efluentes líquidos, uma que possui lugar de destaque no mercado industrial é o coprocessamento, também denominado blendagem.
Entre as diversas opções de destinação de efluentes líquidos, existe a função de transformar resíduos líquidos em combustível derivado de resíduo (CDR). Suas principais vantagens são:
- É um forte aliado do meio ambiente;
- O coprocessamento é extremamente moderno;
- Atua como substituto de combustíveis fósseis em fornos de cimento.
Empresas especializadas em tratamento de efluentes líquidos
O tratamento de efluentes líquidos é uma exigência feita pelas leis ambientais, sendo um dos requisitos para que uma indústria possa funcionar. Para que ele seja eficaz, é necessário um estudo sobre o grau de contaminação do efluente, qual a melhor forma de tratamento, a possibilidade de reuso, entre outros fatores.
Somente empresas com profissionais capacitados conseguem realizar o tratamento da forma mais adequada e de acordo com os processos feitos no estabelecimento industrial.
Flucor – Tratamento de efluentes líquidos com responsabilidade
Especializada em tratamentos de efluentes industriais líquidos, oleosos e pastosos, a Flucor se destaca no mercado desde sua criação, em 1998, pela experiência de seus profissionais, alta tecnologia utilizada em seus processos e responsabilidade ambiental.
Atendendo demandas de empresas espalhadas pelas regiões Sul e Sudeste do país, graças as suas unidades nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Flucor leva soluções eficientes e vantajosas não só para seus clientes, mas principalmente para o equilíbrio da natureza, fazendo com que o auxílio às questões ambientais se transforme em um costume dentro das produções industriais, já que as propostas vão de encontro à necessidade de destinar resíduos industriais sem causar impacto ou desperdício de recursos.
Todas as unidades da Flucor possuem laboratórios completos, para uma análise precisa dos resíduos e seu correto tratamento, instalações modernas e automatizadas, e uma equipe técnica qualificada e experiente.
A Flucor recupera parte dos resíduos para serem usados como matéria-prima em outros processos, otimizando seu reuso e contribuindo para a sustentabilidade. Além disso, evita custos de frete e riscos com transporte de resíduos perigosos, e ainda conta com um sistema exclusivo de rastreabilidade para localizar com agilidade as cargas, possuindo alta qualidade e excelência em todos seus serviços.
Para saber mais sobre Tratamento de efluentes líquidos
Ligue para 11 4794-5900 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!